sábado, 12 de fevereiro de 2011


Mario Friedlander, fotógrafo que ilustra com belas e expressivas imagens, vive em Mato Grosso desde o início da década de 1980.



Dedicou-se a conhecer e documentar a natureza e seus elementos, as populações e seus costumes, e assim reuniu um acervo precioso com muitas imagens dos modos de vida da gente mato-grossense, patrimônio material e imaterial em diversos tons.

Através de suas imagens, mostra fragmentos do patrimônio cultural imaterial de Mato Grosso, sua gente e suas crenças, as manifestações culturais e artes de fazer diversas em Cuiabá, Poconé, Livramento, Chapada dos Guimarães, Vila Bela e tantos outros lugares de Mato Grosso como o Parque do Xingu e aldeias do povo Bororo.



Nos últimos anos tem se dedicado aos Quilombolas de Mato Grosso e região da Fronteira com a Bolívia, onde desenvolveu e participou registrando muitos projetos culturais e científicos, principalmente expedições e levantamentos.

Realizou o primeiro trabalho sobre o Patrimônio Imaterial em Mato Grosso para o IPHAN (2001) descrevendo a Celebração da Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Desenvolve ainda trabalhos em documentação através de vídeo digital tendo cerca de 200 horas de acervo gravado sobre diversas manifestações culturais em muitas regiões de Mato Grosso. Durante quase duas décadas participou ativamente do Movimento Ambientalista Mato-Grossense, e ainda hoje mantém uma Reserva de Floresta Particular no Vale do Alto Jamacá em Chapada de Guimarães onde desenvolve ações em Ecoturismo através do "Quilombo do Alemão".



Pode-se dizer que Mario Friedlander é especializado em documentações de Natureza, Arte Rupestre, Arqueologia, Espeleologia e Povos Tradicionais.


Mario Friedlander é fotógrafo profissional autônomo e vive de sua arte desde 1985, realiza produções e fornece fotos através de seu Banco de Imagens "Mario Friedlander Imagens".

Nenhum comentário:

Postar um comentário