domingo, 20 de fevereiro de 2011

Novo Parceiro - Instituto Caracol


O Instituto Caracol também conhecido como iCARACOL é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, com caráter socioambiental, que foi fundado em setembro de 2008. Nasceu pela necessidade de ter autonomia na gestão de recursos para as atividades de Educação Ambiental, bem como favorecer os espaços da sociedade civil para a militância, participação e controle social das políticas públicas relacionadas à dimensão socioambiental.

Em seu segundo ano de existência, hoje conta com algumas atividades realizadas e envolvimento em projetos em parceria com Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte [GPEA] da Universidade Federal de Mato Grosso [UFMT]. 

Nosso Novo Grande Parceiro - Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental - REMTEA


A Rede Mato-Grossense de Educação Ambiental (REMTEA) assemelha-se à figura mitológica de Aracne, que fia, trança e recorta um mosaico coletivo da esperança. Com encontros presenciais, promoção de eventos, participação em projetos e formulação de políticas públicas, busca o diálogo na aceitação dos diferentes. A teia weberiana é tensiva, muitas vezes, e solicita a mediação pedagógica entre seus componentes. Na trama polissêmica de sentidos, todavia, a REMTEA é marcada pela construção de “confetos” - um espaço híbrido entre conceitos e afetos. Nossa aprendizagem solicita o corpo inteiro movimentando-se, usando os pés nos momentos que se requer firmeza, sem despedir das mãos na estação da carícia. Desafia os poderes de Minerva, porque para além do Olimpo, deseja e luta por uma Terra de Todos! E sendo signo do elemento Terra, a menina REMTEA fia ternura, desfia conflitos, e tece a coragem de mostrar o nome da sua própria carne: “Terra, por mais distante o errante navegante, de quem jamais te esqueceria”.   (Caetano Veloso) 

http://www.ufmt.br/remtea/index.htm