segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Museu da Imagem e do Som de Cuiabá "Lázaro Papazian" MISC: Parceiro no Brasil



O MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DE CUIABÁ:

UM BREVE HISTÓRICO

Após alguns anos no papel foi que em 1991 (Decreto Nº 2.477 de 05 de Novembro de 1991) o MISC surgiu um tanto acanhado mas, com um acervo fotográfico rico, com aproximadamente 4.000 imagens. Antes, no tempo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, existia o DCT (Departamento de Cultura e Turismo) sediado na Casa da Cultura, antigo "Clube Feminino" que consistia de algumas divisões, dentre elas a Divisão de Patrimônio Histórico que abrigava alguns documentos e o citado acervo fotográfico, na época não muito organizado.

Com o desmembramento da Secretaria Municipal de Cultura da de Educação, desapareceu o Departamento com as divisões e então surgiu o "Museu da Imagem e do Som do Município de Cuiabá" com aspecto da antiga Divisão de Patrimônio Histórico, integrante da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo; que mais tarde ficou somente Secretaria Municipal de Cultura, cuja sede foi o Espaço Cultural Silva Freire, no Coxipó, que também antes se chamava "Espaço Cultural Carlos Drummond de Andrade". E o MISC, a Banda de Música e o Coral Municipal formavam uma espécie de tripé cultural da recém criada Secretaria, além da Biblioteca Municipal Manoel Cavalcante Proença que já existia no contexto da antiga Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Estava á frente da pasta o jornalista Pedro Rocha Jucá que, a convite do então Prefeito Municipal Frederico Campos, foi o primeiro Secretário de Cultura da Capital. No Coxipó o MISC permaneceu até o ano de 2000, onde recebeu milhares de fotos em doações, inclusive do próprio secretário Sr. Jucá.

Foi transferido para uma sala do Museu do Rio, no Porto, onde ficou inadequadamente instalado por uns dois anos. Mudou-se para uma das dependências da antiga Casa da Cultura que passava por uma de suas intermináveis reformas. Nestas alturas a Secretaria Municipal de Cultura já havia se instalado no antigo prédio (Casa da Cultura) de onde saíra em 1991 para o Coxipó. Esteve o MISC quase desativado em local novamente inadequado mas, aos poucos foi se recompondo e voltou a atender (precariamente) o público até que em 2006, abril daquele ano, passou a ter a sua sede própria (Casarão do Alferes) onde se encontra até hoje.

Uma nova estrutura foi adotada, agora com o seu acervo ampliado e rigorosamente organizado. Além do acervo fotográfico outros objetos históricos foram aceitos em doações como rádios antigos, discos de vinil, indumentárias, etc. Criou-se também espaços para exposições, salas de vídeos, um pequeno auditório e outras dependências.

Graças ao avanço tecnológico o seu acervo fotográfico, hoje com aproximadamente 10.000 imagens vem sendo digitalizado, o que facilitará muito a consulta por pesquisadores que o procuram diariamente. Hoje o MISC possui uma ótima estrutura em um local privilegiado, em pleno centro da Capital. Encontra-se aberto de segunda-feira a sexta-feira das 14:00h ás 18:00h. Vale a pena visitá-lo.
Hélio Pimentel
Guardião do Acervo do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá


Museu da Imagem e do Som de Cuiabá "Lázaro Papazian" MISC
Rua Voluntários da Pátria, nº 75, esquina com a Rua Sete de Setembro, no Centro Histórico.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 14h00 às 18h00,
com entrada franca.

Contatos:
Tel. 3617-1288 / 3617-1289

Um comentário:

  1. Simply wish to say your article is as astonishing. The clarity to your put up
    is simply cool and i could assume you're a professional on this subject. Well together with your permission let me to seize your feed to keep up to date with forthcoming post. Thank you 1,000,000 and please carry on the gratifying work.
    http://www.waagg.com/blog/613812/
    http://article.fevonce.com/article.php?id=2116

    my blog; american pie ancora insieme torrent ita

    ResponderExcluir