sábado, 5 de fevereiro de 2011

A Natureza de Vila Bela - Mato Grosso

Construída junto a margem direita rio Guaporé, Vila Bela ocupa atualmente as duas margens do mesmo, cercada por campos e

pantanais dos rios Guaporé, Alegre e Barbado e por Florestas de terra firme, transformou-se numa região produtora de madeira e com enorme rebanho de gado de corte, a mineração do ouro que motivou sua fundação, encontra-se ativa numa grande empresa multinacional e também através de garimpos e cooperativas de garimpeiros.

A Serra de Ricardo Franco, situada em frente à cidade foi transformada em Parque Estadual com mais de 150 mil hectares, abriga em seus lindos cânions, as mais altas cachoeiras de Mato Grosso, como a Cascata do Jatobá, com 250 metros de altura  e


a da Galerinha com 180 metros, inúmeras outras cachoeiras não foram sequer nominadas ou documentadas principalmente pela dificuldade de acesso.
 
Também possui o segundo morro mais alto de Mato Grosso com cerca de 1070 metros de altitude e diversos outros atrativos para o ecoturismo e a pesquisa científica.

A montante da cidade, o alto curso do rio Guaporé é dominado por dezenas de quilômetros de espessos Buritizais, garantindo a purificação da água corrente, assim como a reprodução de peixes e principalmente de muitas aves consideradas raras.

O Buritizal Grande do Guaporé, como é chamada esta região precisa ser protegida com urgência, pois ele exerce um importante papel na manutenção da saúde do rio que abastece a cidade. 

Durante a estação seca, muitas praias aparecem ao longo dos rios e servem como berçários para tartarugas e tracajás que fazem a postura dos ovos nas praias mais altas, toda a região apresentava alta piscosidade, com fartura de tucunarés, matrinxãs, pintados e muitos outros peixes, que aos poucos, assim como os tracajás estão se tornando escassos. 

A navegação em embarcações leves é possível em mais de 1500 km de rios, podendo transformar-se numa grande oportunidade para a exploração do ecoturismo.

Texto e Fotos: Mario Friedlander

2 comentários:

  1. Dom Mario Friedlander
    Parabens pela iniciativa.
    Deve estar sendo uma super aventura.
    Abracos
    Benedito Mansur

    ResponderExcluir
  2. Amigo Mario, sou suspeito em fazer comentario do seu trabalho, mas ta muito legal seu blog cara, fotos magnificas, resgate de raízes eorigens que jamais serão esquecidas graças ao seu trabalho, Deus ilumine o trabalho de vocês.
    Abraços

    Béto Batú

    ResponderExcluir