terça-feira, 15 de março de 2011

La Paz - Bolívia

Pedro de la Gasca, para quem o rei espanhol tinha confiado as antigas terras Inca, ordenou que o Capitão Alonso de Mendoza fundasse uma nova cidade em comemoração ao fim da guerra civil no Peru. Então a cidade de La Paz foi fundada em 20 de outubro de 1548 sob o nome de A Cidade de Nossa Senhora de La Paz. A cidade foi fundada no que hoje é Laja, na estrada Tiahuanaco. Pouco depois da fundação, La Paz mudou para a sua localização atual, no vale do Chuquiago Marka. 



Em 1549, Juan Gutierrez Paniagua foi o responsável pela concepção e planejamento urbano que projetou os locais para as áreas públicas, praças e edifícios oficiais. La Plaza de los Españoles, o que hoje constituí Plaza Murillo, foi escolhido como o local para os edifícios do Governo, bem como a catedral.




Espanha controlava La Paz com firmeza e o rei espanhol tinha a última palavra em todas as questões políticas. Em 1781, para um total de seis meses, um grupo de pessoas de Aymara sitiaram a cidade de La Paz que já não era mais pacífica. Sob a liderança de Tupac Katari, eles destruíram igrejas e propriedade do Governo. Trinta anos depois índios fizeram um cerco de dois meses em La Paz. Em 1809 a luta pela independência sob o domínio espanhol levantou-se contra as forças monarquistas.
 




Hoje, La Paz é uma cidade vibrante, crescente e em expansão em todas as direções. La Paz com sua área metropolitana tem uma população de mais de dois milhões de habitantes. La Paz é a sede oficial do governo.

Fonte: Bolivia Web
Fotos: Mario Friedlander

2 comentários:

  1. Uau! Lindas fotos! Obrigada pelo histórico da cidade... Paralelo 15 também é cultura!
    Bjs e Boas Viagens!

    ResponderExcluir
  2. aqui c morreu em hélinho?????!!!!!
    ima

    ResponderExcluir