quinta-feira, 3 de março de 2011

Potosí - Patrimônio da Humanidade, Bolívia

A descoberta do minério rico em prata de Cerro Rico pelo indiano Diego Huallpa em 1544, levou a fundação da cidade de Potosí em 10 de abril de 1545 no sopé do morro. A cidade nasceu sob o nome de Vila Imperial de Carlos V, em honra do então rei espanhol Carlos V. Seu fundador foi Juan de Villarroel.

A escavação em larga escala começou de imediato e a primeira remessa de prata foi enviada à Espanha. Em 1672, uma casa da moeda foi criada para a moeda de prata e reservatórios de água foram construídos para atender às necessidades da população em crescimento. Naquele momento, mais de oitenta e seis igrejas foram construídas e população da cidade aumentou para quase 200 mil, tornando-se uma das cidades mais ricas e a maior na América Latina e no mundo.

Durante o início do século 19, as lutas pela independência causaram saques a muitas igrejas. Então, a riqueza da cidade foi removida para a Europa ou para outras partes do reino espanhol. Até então a população caiu para menos de 10.000. Na época da independência, em 1825, as minas do Cerro Rico estavam praticamente esgotadas. Em meados do século 19, uma queda nos preços da prata de Potosí, prejudicaram a economia de um modo do qual nunca se recuperou completamente.

Em 11 de dezembro de 1987 (em Paris, França), a UNESCO declarou a cidade de Potosí um "Patrimônio da Humanidade", em reconhecimento pela sua rica história e sua riqueza de arquitetura colonial.

Em novembro de 1996, segundo dados do Instituto Nacional de Estadística (INE), Potosí tinha uma população de 121.097 habitantes.






Fotos: Mario Friedlander
Fonte: Bolivia Web Interactive

Nenhum comentário:

Postar um comentário