quarta-feira, 23 de março de 2011

Diário de Bordo - 17 de março de 2011

Acordamos cedo em Chulumani e apesar da chuva fina saímos em busca de um café da manhã. Nosso carro dá sinal de que teremos problemas em breve e vamos a praça procurar algo para comer.

Chulumani

Como tudo na Bolívia abre tarde, por volta de 9 horas, ficamos surpresos ao encontrar um estabelecimento chamado "Enpanadas Maria" aberto e com a família inteira trabalhando, chegamos na hora que saía a primeira remessa de empanadas do forno. Por aqui ficamos e logo a simpática família nos repassa muita informação sobre os Afro da região e nos apresenta Julieta Hurtado Andaveres, jovem Afroboliviana, neta de Pedro Andaveres, herói nacional durante a guerra do Chaco.
 

 Julieta Andaveres e as empanadas

Após comermos muitas empanadas de queijo quentinhas acompanhadas pelo legítimo café Yungueno e aprendermos um bocado mais sobre os Afro de Sud Yungas, saímos em direção a Chicaloma e enfrentamos outra estrada acidentada que corta e atravessa vales profundos cobertos de vegetação exuberante e plantações de coca.

 Estrada Chulumani a Chicaloma

Estrada Chulumani a Chicaloma

Chegamos a Chicaloma no alto das montanhas e vemos que é uma pequena vila bem estruturada com boa parte da população Afro e que está completamente vazia e todo o comércio fechado. Somente as pessoas que secam as folhas de coca estão por aqui, todos estão nas plantações realizando a colheita das folhas e tratos diversos nas complicadas plantações.
 

 Chicaloma

Chicaloma

 Chicaloma

 Chicaloma

 Chicaloma

 Plantação de Coca

Plantação de Coca

Conseguimos alguns contatos e para nossa surpresa o acesso as pessoas por aqui é mais fácil, quase todos se deixam fotografar e filmar, e logo conseguimos um bom material e informações. A exuberância dos frutos da terra por aqui nos surpreendem, os pés de cafés estão completamente carregados e toda a região é exuberante, as plantas de coca são lindas e algumas ficam muito carregadas de pequenos frutos amarelos e vermelhos.
 

 Café dos Yungas 

 Coca com frutos

 Coca com frutos 

Ficamos em Chicaloma até a hora do almoço e então retornamos a Chulumani de onde seguiremos de volta a Coroico. Edgar tem compromissos de trabalho inadiáveis em La Paz e deve pegar um ônibus em Coroico no final da tarde.
 
Enfrentamos cerca de 80 km de estrada perigosa e fascinante já com mais tranquilidade, e como o tempo está um pouco fechado, quase não paramos para fotografar.
 

Próximo a Coroico entramos por uma estrada que não conhecemos e vamos contornando a Montanha Sagrada, o Uchumachi até chegarmos a Coroico. Esta estrada é linda, muito mais selvagem, com paisagens de montanhas cobertas de florestas e cachoeiras caindo na estrada. Tudo muito preservado, principalmente por imposição da comunidade que protege a montanha sagrada, que por sua vez abastece Coroico com água pura e abundante.

Quase chegando em Coroico, nosso carro começa a dar problema e por pouco não ficamos aos pés do Uchumachi. Chegamos ao caos urbano de Coroico e tentamos arrumar o carro, mas como já é tarde e tudo está fechado, deixamos Edgar para voltar a La Paz e arriscamos voltar ao Hotel La Finca no escuro. Com a luz de minha pequena lanterna de mão chegamos lá e como sempre somos muito bem recebidos, nosso porto seguro nos acolhe com alegria. Amanhã enfrentaremos o problema do carro um pouco mais descansados.

Texto e fotos: Mario Friedlander

2 comentários: