domingo, 13 de março de 2011

Diário de Bordo - La Paz, Bolívia - 11 de março de 2011

Passamos cinco dias em La Paz, estivemos hospedados no confortável e tranquilo Hotel Palma Real, situado no centro da cidade e fomos tratados com muito carinho por todos.

 
 La Paz

 La Paz

 La Paz

 La Paz
 
 La Paz
 
 La Paz
 
 La Paz
 
 La Paz
 
  La Paz

 Hotel Palma Real 

 Hotel Palma Real

Neste período realizamos muitos contatos com diferentes instituições e pessoas da Bolívia e ampliamos nossa rede de parceiros e admiradores do projeto.
 
Tivemos alguns pequenos problemas de saúde, relacionados principalmente a altitude e ao clima de La Paz, o que acabou diminuindo nosso ritmo de trabalho, mas conseguimos harmonizar tudo e avaliamos que nossa estadia foi muito produtiva e fundamental para a continuidade do projeto.
 

 La Paz
 La Paz

 La Paz

 La Paz

 La Paz

Fortalecemos muito nossa parceria com Giovanna Gonzales que não tem medido esforços para nos apoiar em todos os sentidos. Fomos entrevistados por dois canais de televisão boliviana, um local e outro de alcance nacional, o que deve trazer bons frutos a médio e a longo prazo.
 

 Giovana Gonzales

Estabelecemos uma nova parceria com Guilherme Medrano, diretor de fotografia e produtor de vídeos, além de professor Universitário. Se mostrou entusiasmado em participar e nos ajudar a gravar parte do projeto em vídeo utilizando o equipamento que trouxemos cedido pela Terra do Sol, nosso parceiro em Mato Grosso, o qual exige certa perícia em seu uso.Também apoiará o projeto através da edição de um vídeo, utilizando as imagens que temos produzido, para que possamos repassar as emissoras de TV um produto que amplie a divulgação do projeto.
 

Estabelecemos ainda uma parceria com o biólogo Francisco Osório que trabalha fortemente na área de conservação da biodiversidade em diversas áreas naturais protegidas na Bolívia e tem bastante experiência na região dos Yungas. Além de nos proporcionar informações muito profundas sobre as reais condições da conservação da natureza na Bolívia, Francisco fará uma descrição e caracterização das regiões a serem abrangidas pelo projeto e será nosso consultor em meio ambiente.
 

Estabelecemos uma parceria imediata com Edgar Gemio, jovem Afroboliviano de Tocanã, envolvido diretamente desde adolescente com o resgate das raízes Afro de seu povo. Edgar tem sido fundamental em nos explicar o universo Afroboliviano e seus elementos, e se porta como um líder nato, tendo clareza e articulação mental dignos de uma grande liderança no futuro próximo.
 

Edgar Gemio

Edgar, além de estudar Engenharia Comercial na Universidade em La Paz, trabalha com projetos de desenvolvimento sustentável através da Cooperação USAID e milita na ORIZABOL, uma das organizações Afrobolivianas que pretendemos atrair para ser 
parceira em nosso projeto.
 

Também fortalecemos nosso contato com a MOCUSABOL, organização cultural Afroboliviana com a qual tivemos um encontro em Oruro e dois encontros em La Paz.
 

 MOCUSABOL

  MOCUSABOL

  MOCUSABOL

  MOCUSABOL

  MOCUSABOL

  MOCUSABOL

  MOCUSABOL

  MOCUSABOL

Portanto, estamos com mais parceiros e muito mais informações sobre a questão Afroboliviana e isso nos permitirá partir para os Yungas ou Território Afroboliviano com mais tranquilidade e preparo para concluir nosso objetivo para esta primeira viagem de nosso projeto.

Texto e fotos: Mario Friedlander

2 comentários:

  1. Parabéns ao Mario e a toda a equipe do projeto, as fotos de La Paz são lindas...
    Nós da Terra do Sol Empreendimentos culturais ficamos muito felizes por sermos citados e nos comprometemos em fornecer equipamentos de operação mais simples para a continuidade do projeto...rsrsr
    Grande Abraços a todos e boa sorte.
    Estamos com saudades!

    ResponderExcluir
  2. Assino em baixo!!!
    José Paulo Traven

    ResponderExcluir