segunda-feira, 7 de março de 2011

Diário de Bordo - 6 de março de 2011

Domingo de Carnaval em Oruro, saímos por volta das 8:00 da manhã para o local de entrada dos grupos que irão desfilar hoje, para nossa surpresa, toda a avenida está limpa e organizada, a polícia voltou a controlar as ruas, pouca gente nas arquibancadas pois os últimos grupos de ontem acabaram seu desfile ao amanhecer de hoje, neste meio tempo tudo foi limpo e muita gente foi pra casa dormir um pouco, tomar um banho e comer algo.
 
Assistimos o início da apresentação desde o primeiro grupo e a partir daí, é um atrás do outro e assim será até o amanhecer de segunda-feira.

Avenida Civica Oruro

Cada grupo de um lugar diferente, com músicas diferentes, roupas, adereços e gestuais diferentes, reforçando a diversidade étnica da Bolívia. Não é a toa que a Unesco transformou o Carnaval de Oruro em Patrimônio da Humanidade, realmente vale a pena conferir e participar.

Avenida Civica Oruro

Avenida Civica Oruro

Ficamos a manhã de sol forte gravando cenas em vídeo e fotos e depois como sempre, descarregar e tratar fotos, postar na internet, comer, descansar um pouco e a tarde caímos na rua de novo. Subimos para "Alto Oruro", um dos bairros de periferia empoleirados nos morros do entorno da cidade para fazermos uma imagem panorâmica da cidade.

A paisagem da cidade e das montanhas no horizonte é muito bonita, ao longe vemos o Lago Oruro com pouca água em plena época das chuvas e ficamos sabendo que na época da seca ele seca completamente em função do desvio que fizeram do rio que o alimentava, uma grande perda ambiental para toda a região.

 Lago Oruro

Na volta observamos um boneco pendurado num poste com uma placa dizendo assim: "Todo Maleante sera Linchado", ou seja, todo bandido será linchado, essa é a lei das periferias das grandes e pequenas cidades da Bolívia e parece que isso ajuda a manter os níveis de criminalidade muito abaixo de qualquer cidade brasileira, muito, mas muito abaixo.
 
Periferia de Oruro

Aproveitamos o tempo firme e vamos a Avenida Cívica, onde no alto de ladeiras e próximo a Igreja da Virgem do Socavon, todos os grupos encerram seu desfile, em meio a uma área aberta cercada por grandes arquibancadas.
 
Avenida Civica Oruro

O espetáculo neste lugar, supera em muito o que se apresenta mais abaixo, junto ao palanque das autoridades, aqui o bicho pega mesmo e parece que estamos num carnaval brasileiro.
 
Avenida Civica Oruro

Mas de repente a chuva fina chega e logo ela engrossa, hora de sair e proteger o equipamento que não pode com chuva. Voltamos ao nosso alojamento em meio a um tumulto inigualável, chuva, lama, milhares de pessoas com capas descartáveis que aqui são usadas dia e noite por todos os moradores para se protegerem da guerra de água, todo mundo meio bêbado e a guerra de água e spray de espuma cada vez mais animada.
 
Ninguém reclama, ergue a voz ou toma qualquer atitude agressiva, os bolivianos são dóceis e mansos, mas quando necessário são muito enérgicos.
 
O carnaval vai acabar e todos preparam uma onda de protestos, greves e bloqueios contra o governo de Evo Morales. Por todas as partes as pessoas estão insatisfeitas com seu governo e já não admitem mais dar apoio ao mesmo.
 
Mas voltando ao carnaval, a chuva se mantém e o carnaval também, cada vez mais animado, agitado e molhado, ninguém vai embora e os grupos continuaram a se apresentar em todo seu longo e íngreme trajeto.
 
Avenida Civica Oruro

Estamos terminando nosso nono dia de jornada, comentando com nossos anfitriões as tristes notícias que chegam de La Paz, as chuvas torrenciais estão derrubando centenas de casas e até mesmo o carnaval de La Paz foi cancelado.
Em breve iremos ver pessoalmente o acontecido, pois La Paz é nosso próximo destino, assim que o Carnaval de Oruro acabar.

Texto e Fotos: Mario Friedlander

Nenhum comentário:

Postar um comentário