sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

El Codo de Los Andes

Em 2008 estive em Samaipata e tive a oportunidade de vivenciar uma iniciativa de turismo comunitário, chamada Eco Turismo Eco Andes, onde, com apoio italiano, uma pequena comunidade de agricultores, chamados aqui de campesinos, se organizou para oferecer aos turistas uma caminhada em meio aos vales profundos, cobertos de floresta e que depois subia aos topos das montanhas seguindo trilhas muito antigas, provavelmente milenares.

El Codo de Los Andes - ou 'Cotovelo dos Andes'

A trilha passava por alguns mirantes muito impressionantes até chegar à região da Comunidade Bella Vista de onde se avistam muitas pontas de montanhas em meio a uma paisagem natural deslumbrante, chamada pelo pessoal de Samaipata de “Codo de los Andes” ou o “Cotovelo dos Andes”. Na época fiquei muito emocionado com a experiência, ainda mais ao avistar Condores e ao saber que estas trilhas foram percorridas por Che Guevara e sua tropa na época da guerrilha.

Portanto, ao voltar a Samaipata busquei logo um meio de retornar ao trecho final da caminhada, pois não teríamos tempo de quase todo o dia para refazê-la. Combinamos com o guia Tiburcio Aguilar Llanque da Samaipata Tours e saímos bem cedo do El Pueblito Hotel em direção a comunidade Bella Vista, a cerca de 35km de Samaipata, numa estrada cheia de paisagens muito lindas.

Ao chegarmos às proximidades do Mirante da comunidade, paramos na casa de David Coca Ortiz, um dos líderes da comunidade, para pedir autorização para percorrermos a parte final da trilha, expliquei que tenho interesse em divulgar a experiência deles e fico sabendo que tudo que vivenciei em 2008 foi abandonado, por diversos problemas entre a comunidade e algumas operadoras de turismo e mesmo por dificuldades internas da comunidade.

Assim, mais um produto turístico espetacular se torna indisponível pela simples falta de articulação entre as partes e pela mania latina de dificultar as coisas. Afinal, se a trilha da floresta está arruinada, necessitando de reparos e a comunidade não tem a capacidade de fazer estes reparos, porque simplesmente não liberar a trilha no trecho final que é menor, mais fácil de fazer e muito mais bonito? Uma simples inversão do sentido da trilha iria resolver boa parte das questões e a comunidade Bella Vista, as operadoras de turismo e a associação de guias de Samaipata poderiam oferecer aos muitos turistas interessados a oportunidade de vivenciar uma trilha deslumbrante, de acesso relativamente fácil e com um visual inigualável.

Subida ao Codo de Los Andes

Assim, vamos subindo as montanhas depois de atravessar as pequenas roças da comunidade em busca do ponto mais alto para tirarmos boas fotos. O tempo está meio sem graça e depois de esperarmos por umas duas horas para ver se a luz melhora, resolvo seguir a trilha e descemos parte das montanhas até o local onde, em 2008, ao avistar um casal de condores, pisei numa cobra e descansei na única sombra existente que eram dois pés de Ipê-amarelo-do-cerrado ou os famosos Pára-tudo do Mato Grosso, árvore símbolo de nossa região que vamos encontrar aqui no topo dessas montanhas andinas.

Victor Friedlander fotografando no 'Codo'

Feliz da vida em poder retornar a essa paisagem que tanto me impressionou, ainda mais que estou com meu filho e aprendiz de fotógrafo, procuro pela mesma sombra dos Ipês-amarelos e no colo da mãe natureza, cercados pelos elementos naturais, tomamos um bom lanche, repondo nossa energia para iniciarmos o regresso, subindo as montanhas em direção à comunidade.

Mario Friedländer

Nenhum comentário:

Postar um comentário